20120825

Abutre-africano (Gyps africanus)

ESPÉCIE - 000.148
CAIXA TAXONÔMICA
02: - Accipitriformes:
02.1: - Accipitridae:
02.1.24: - Gyps:
02.1.24.1: - Abutre-africano (Gyps africanus).
(Salvadori, 1865).
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: EN - Em Perigo.

               O Abutre-africano (Gyps africanus) é um Abutre do Velho Mundo na família Accipitridae, que também inclui águias, açores, urubus e gaviões. Ele está estreitamente relacionado com o Grifo europeu (Grifo fulvus). Hoje em dia geralmente chamado de Abutre-branco-indiano, acreditava-se anteriormente ser intimamente relacionados.

                     O Abutre-africano (Gyps africanus) é um abutre típico, que apenas estabelece penas na cabeça e no pescoço, asas muito largas e penas de cauda curta. Ele tem um branco no pescoço colar. O adulto volta esbranquiçada contrasta com a plumagem escuro. Os juvenis são em grande parte escura. Este é um abutre médio tamanho, a sua massa corporal é 4,2-7,2 kg chega a medir entre 78 a 98 cm de comprimento e tem uma envergadura de 1,96 a 2,25 metros.

                    Como outros abutres é um limpador do deserto, alimentando principalmente de carcaças de animais que ele encontra por sobrevoar constantemente a savana. Ele também leva restos de habitações humanas. Ele muitas vezes se move em bandos. Chocam em árvores da savana do oeste e leste da África, colocando um ovo. A população é na sua maioria residente.

                 Como é mais raro do que se acreditava anteriormente, o seu estado de conservação foi reavaliado de menos interesse para quase ameaçada em 2007 Lista Vermelha da IUCN. Em 2012, ele foi ainda mais avaliado, e seu estado de conservação na natureza passou a ser preocupante,   indo para EX - Ameaçadas.

Galeria de Fotos da Espécie:






























ORNITOLOGIA
Jisohde G. Posser
120825

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado;
Volte sempre para dar uma expiadinha...